terça-feira, 17 de abril de 2018

Era uma vez...


...um reino, o Reino Vegetal!

Para muitas pessoas o conceito de comer vegetais é uma salada de alface e tomate. Nada contra, mas há tantos mais para experimentar!

É bom experimentarmos outras coisas, sentirmos outros sabores, mais doces, mais picantes, ou mais ácidos, outras texturas, mais firmes, mais moles, esquisitas. Os vegetais doces que nos acalmam, as folhas verdes que nos enchem de clorofila, as raízes que nos dão chão.

É bom aumentarmos a amplitude do paladar e do olfato. E será que quanto mais diversificada for a escolha, maior a probabilidade de ingerirmos nutrientes interessantes? Eu acho que sim.

Comer vegetais pode ter várias vantagens, são muito ricos em nutrientes, são mais baratos do que a carne e o peixe, a sua produção pode ser ecológica e economicamente mais sustentável do que a produção de produtos animais e, ainda, são fáceis de cozinhar.

Podemos cozinhá-los de tantas formas, cozidos em água, cozidos a vapor, salteados, grelhados, ou no forno, dependendo do gosto ou do desejo do dia. Uns quantos podemos comer crus, especialmente no Verão, como uma refrescante salada de pepino, por exemplo. É só temperar e juntar ervas a gosto, salsa, coentros, ou hortelã, e que delícia!

Também podemos misturá-los com leguminosas ou cereais, ou os dois juntos, ficando com um prato mais completo no que respeita ao equilíbrio nutricional entre as proteínas e os hidratos de carbono.

O Alma na Matéria não tem aspirações a blog nutricionista, quer apenas lembrar as maravilhas do mundo vegetal.